Acompanhamentos, Pratos Leves, Salgadas, Saudáveis, Vegetarianas

Repolho roxo à carbonara

Aqui em Porto Alegre existem algumas feiras que vendem produtos orgânicos, mas infelizmente nenhuma fica perto da minha casa, então acabo comprando vegetais na feira de domingo que tem aqui no bairro, no supermercado e claro trago tudo que for possível da casa dos meus pais lá em Nova Bassano na serra gaúcha.

Aqui em casa os vegetais são muito consumidos nas mais variadas formas, acho importante usar a criatividade para criar pratos interessantes e deixar o uso desses produtos mais atraentes. Pensando nisso, esses dias eu comprei um repolho roxo na feira orgânica e queria usá-lo de uma forma diferente.
O molho à carbonara é tradicionalmente servido envolvendo massas, normalmente usa-se o espaguete. Aqui no Brasil o molho sofreu algumas alterações e passaram a colocar creme de leite, mas o verdadeiro Carbonara não leva esse ingrediente, é basicamente gemas, parmesão de qualidade e bacon.
Buscando preparar uma refeição mais saudável usando o famoso molho, eu preparei essa receita que ficou muito saborosa, colorida, com texturas. Ficou bom demais.

 

Repolho roxo à carbonara

Ingredientes:
400 g de repolho roxo fatiado
1 cebola média em rodelas finas
50 g de bacon sem muita gordura em cubinhos (opcional)
3 gemas
3 colheres (sopa) de queijo parmesão
Sal e pimenta
Brotos para decorar (opcional)

Azeite de olivaModo de fazer:
Em uma frigideira grande coloque o bacon e um fio de azeite de oliva e frite até ficar douradinho, com uma escumadeira retire da frigideira e acomode sobre papel toalha.
Em uma tigela pequena coloque as gemas, bata com um garfo, adicione o queijo parmesão, uma pitada de sal e pimenta moída na hora.
Obs. Se você optar por fazer sem bacon faça o refogado abaixo usando um fio de azeite de oliva.
Se o bacon tenha liberou muita gordura retire o excesso deixando apenas uma colher, adicione a cebola, refogue um pouco e adicione o repolho, refogue até murchar e cozinhar, mas ele deve permanecer al dente. Polvilhe uma pitada de sal.
Retire a frigideira do fogo e na mesma hora adicione a mistura de ovos e mexa até incorporar os ingredientes e engrossar. As gemas devem ficar delicadamente cozidas e sem grumos, o molho fica aveludado e levemente brilhoso. Esse cozimento se dá com a própria temperatura do repolho, se achar necessário voltar ao fogo, coloque na menor temperatura possível e mexa bem, retirando logo do fogo para que a gema não coagule e vire ovos mexidos.

Acomode o repolho, espalhe pedacinhos de bacon, se desejar decore com os brotos e sirva em seguida.

Repolho roxo à carbonara 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *