Lanches e Petiscos, Salgadas, Saudáveis, Sem Fritura, Vegetarianas

Batata rústica

Há alguns anos em uma ida para São Paulo a trabalho fui conhecer a Lanchonete de Cidade, depois disso fui mais algumas vezes lá para me deliciar com os hambúrgueres maravilhosos, curtir o ambiente com decoração retrô e comer as famosas batatas rústicas. Elas são crocantes por fora, macias por dentro, uma perdição.

Com saudades das batatas famosinhas, encontrei uma receita do Homens na Cozinha que ficou ótima, e super parecida, eu optei por fazer na fritadeira sem óleo, fritas devem ficar ainda mais parecidas. Vale a pena experimentar.
BatataRustica

 

Ingredientes:
5 batatas grandes
3 ou 4 ramos de alecrim
5 dentes de alho
3 colheres de sopa de sal grosso
Óleo de canola (se quiser fritar)

Modo de fazer:
Lave muito bem as batatas retirando todas as sujeiras da casca.
Cozinhe as batatas com bastante água, sal e os ramos de alecrim com as folhas soltas, até que fiquem bem cozidas, mas ainda firmes.
Deixe as batatas em um escorredor até esfriarem e leve à geladeira por uma noite.
Depois desse tempo, corte as batatas em rodelas de 0,5 cm de espessura, mantendo a casca.
Reserve na geladeira até a hora de fritar.
Se optar por fritar, coloque o óleo na panela (o suficiente para submergir as rodelas de batata) e aqueça. Frite as batatas geladas por 5 minutos. Elas devem estar geladas, pois a inversão de temperatura resultará em uma batata crocante e macia por dentro. Frite os dentes de alho e sirva com as batatas.
As opções sem fritura são: assar no forno a 200 C por 40 minutos ou fritar na fritadeira sem óleo (Air Fryer), nesse caso, aqueça a fritadeira a 200 C por 5 minutos, coloque uma colher de azeite em um recipiente, adicione as batatas e besunte-as ligeiramente. Acomode as batatas na gaveta da air fryer e deixe até ficarem douradas, mexendo de vez em quando. Na metade do preparo coloque os dentes de alho, assim eles não ficarão queimados.
Decore com alecrim, polvilhe sal e sirva.

Batata rústica

7 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *